Inteligência de Mercado

A inteligência de Mercado ou Market Intelligence (MI) é o mecanismo utilizado para avaliar em perspectiva as oportunidades de mercado e desenvolver estratégias de crescimento, fidelização e penetração de mercado através de análise relacional de dados através de técnicas de Data Analytics – (DA) e Business Intelligence (BI). A criação de estruturas de dados que fornecem insights para agilidade na tomada de decisões estratégicas nas áreas de marketing e vendas, possibilita vantagem competitiva para grandes e pequenas empresas.

Metodologias e estruturas modeladas de dados para inteligência de mercado, possibilita ao gestor proporcionar incremento de vendas, melhor mapeamento dos concorrentes e do mercado de atuação, comparativo com mercados diferentes e inserção de ações estratégicas de vendas em uma região ou atuação específica.

Os principais desafios encontrados para criar mecanismos de Inteligência de mercado nas empresas são:

  • Falta de mão de obra especializada para gestão da informação (Data Analytics)
  • Base de dados da empresa incipiente e desatualizada;
  • Gestores de vendas despreparados para trabalharem com Dashbords e dados;
  • Profissionais de Marketing com boa formação geral, mais despreparados para trabalhar com análise de dados;
  • Estruturação do Plano Estratégico de Vendas sem fundamentação de dados que justifiquem as ações.

O que podemos entregar:

  • Implementar metodologia de baseada em boas práticas de coleta e análise de dados que proporcionam objetividade na coleta dados relevantes sobre o mercado, clientes e concorrentes para entender tendências e oportunidades.
  • Definição de ferramentas que mais se adaptam ao setor de atuação da empresa para monitoramento da concorrência que possibilitem interpretar às ações e estratégias de seus concorrentes com o objetivo de identificar oportunidades e ameaças.
  • Desenvolver canais de relacionamento com clientes, com o intuito de estabelecer e manter relacionamentos próximos com o objetivo de entender suas necessidades e expectativas.
  • Desenvolver ferramentas para a análise de sentimento também conhecida como mineração de opinião, que analisa opiniões, sentimentos, avaliações, atitudes a fim de identifica a percepção do público em relação a sua marca, produtos e serviços.
  • Identificar a tecnologia mais indicada para automatizar e aprimorar o processo de coleta e análise de dados.
  • Treinar e formar uma equipe especializada e capacitada para liderar a implementação e manutenção da Inteligência de Mercado na empresa.
  • Estruturar a integração das informações obtidas pela Inteligência de Mercado às estratégias e decisões da empresa.

Com o objetivo de tornar as equipes de vendas e marketing mais eficientes na tomada de decisão com fundamentação em dados e potencializar os negócios e vendas procure um de nossos especialistas.